Como divulgar seu negócio gastando pouco ou nada!

O segredo para atrair clientes nem sempre é ter o melhor produto ou o negócio mais bem planejado do mundo, mas sim a divulgação. Se o cliente não sabe que seu negócio existe, com certeza não será seu cliente e seu investimento pode ser perdido. Mas como nem sempre dinheiro sobrando é comum para todos, temos boas dicas de como divulgar com baixíssimo investimento ou nada, apenas dispondo de ferramentas que você tem em mãos.

como divulgar seu negocio gastando pouco

Converse com seus amigos, parentes e conhecidos – o boca a boca ainda é um dos métodos mais eficazes de se tornar conhecido no mercado. Mas muito cuidado para não fazer isso de forma errada, sendo o chato que só fala dos seus produtos ou seus amigos vão se afastar de você. Torne as pessoas interessadas em seu investimento mas com limites, contanto as novidades e não insistindo para uma visita mais que duas vezes.

Cartão de visita – é um método antigo e funcional. Invista em 1 mil cartões de visita com sua nova função no mercado de trabalho e tenha sempre alguns em sua carteira. A ideia é sempre deixar um depois de um encontro com os amigos ou até mesmo uma forma de deixar seu telefone de contatos com pessoas que acabou de conhecer, mas já contendo uma promoção do seu investimento. O cartão de visita é a principal forma de fornecer seu telefone aos amigos em outros países e uma das formas mais simples de divulgação.

Perfil em redes sociais – não dá para ignorar o poderio das redes sociais hoje em dia, maior ainda quando se trata de divulgação. Todas as grandes marcas possuem perfil próprio e você não deve fazer diferente. Faça como os grandes e crie um perfil apenas para o seu produto, com fotos atualizadas e adicionando tanto amigos como desconhecidos. Use todas as redes populares como Facebook, Twitter, Linked In, dentre outras. A ideia é estar mais próximo de seus clientes e não clientes. Quem curtir o seu negócio pode divulgar para os amigos via compartilhamento, tornando mais simples ainda a divulgação e aumentando o seu alcance.


Vale lembrar: nunca deixe a rede parada. Faça postagens ao menos duas vezes por semana, colocando em sua rotina atualizar o perfil do seu negócio e atente para mudanças de endereço sempre. Um telefone para contato pode ser colocado por lá, mas apenas se atender a seu tipo de venda.

Newsletter (divulgação por email) – crie uma arte digital em programas como Photoshop e Corel Drawn (mas há outros mais fáceis e gratuitos online) e envie para seus contatos por email. É uma mídia barata e funciona sempre alguém abre. Há serviços também de envio de newsletter para pessoas que você não conhece, pago, com boa funcionalidade para dar um upgrade em sua cartela de clientes. Mas não seja insistente. Uma por semana é o suficiente para ser lido.

Crie ofertas/descontos – não tem nada mais atraente para não clientes que uma boa promoção. Um exemplo: em determinado dia da semana a sua barraquinha de cachorro quente vai fazer clone sem alteração de preços. Escolha os dias de menor movimento ou produtos sem muita saída e ofereça descontos diferenciais com cuidado para garantir ao menos a margem de produção. Clientes e não clientes vão surgir ao menos para conhecer o item se o preço for muito baixo.

Faça degustação – vende sobremesas? Crie uma em tamanho maior e ofereça pequenos pedaços para todos conhecerem seus produtos. É uma ideia simples e as pessoas consegue experimentar sem medo de pagar e não curtir. Claro: degustação não é no mesmo tamanho da compra do produto, mas é uma ideia funcional para ao menos conhecer. O investimento é bem baixo e muitas marcas grandes fazem isso. A Mary Kay, por exemplo, orienta os seus revendedores e ofertar uma maquiagem de graça para primeiro contato e só então fazer as vendas.

Troca de panfletos – deixar seu panfleto em pontos comerciais sempre funciona, mas uma forma legal de convidar os donos de outros estabelecimentos a divulgar o seu é fazer uma troca de panfletos. Peça alguns do local que você está pedindo para divulgar e em troca você deixa um pouco dos seus. Selecione lojas e espaços comerciais de diferentes segmentos do seu mas com alguma ligação. Se você vende suplementos alimentares, por exemplo, pode deixar seus panfletos em lojas de roupas para academia. Caso venda sobremesas, deixe em restaurantes e serviços de pronta entrega de pizzas. 

Camisetas com sua logo – vista a empresa. A ideia não é nova. Um dos conselhos mais importantes para os revendedores da Herbalife é usar produtos da marca em todo lugar como squeezes em academia, camisetas e até bonés. Faça as pessoas ficarem curiosas sobre o seu produto ou ao meno

Crie um site ou blog – há alternativas gratuitas e ali você ganha alcances impossíveis de mensurar em números. Vai montar uma barraquinha de salgados? Divulgue seus produtos em fotos em seu blog. Mostre as novidades, novas receitas e anuncie promoções. Faça anúncios exclusivos e constantes. Não é perda de tempo estar na Internet e aproveitar ferramentas gratuitas disponíveis é sua melhor forma de aumentar a fama de clientes e sem gastar nada!

Divulgue em grupos de discussão de sua cidade – pode ser no whatsapp ou no Facebook, mas vá direto a seus clientes. Procure por grupos de sua cidade ou compra e venda e deixe lá seu produto. Uma dica legal é criar uma arte apenas para redes sociais para ir compartilhando em diversos grupos. Apenas tente não ser o vendedor chato ofertando produtos o tempo todo e em grupos de estudo ou algo completamente não relacionado com seus produtos. 

Crie brindes com o nome de sua empresa – pode necessitar de um investimento a mais, mas há sempre alternativas baratas como canetas, chaveiros e bonés. Procure por itens pequenos que todos usariam e entregue a pessoas interessadas em seu negócio. Aproveite e crie um blog ou site antes e já deixei o endereço de contato para os interessados acessarem. 

Crie uma etiqueta para os produtos – seja doces, artesanato ou qualquer material gráfico possível, coloque em cada produto vendido. Ajuda as pessoas a lembrarem de você e é uma forma de divulgação.

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