Pequenas ideias de marketing para o seu negocio faturar mais

O marketing, a divulgação do seu empreendimento, é extremamente necessário em seja qual for o seu modelo de negócio. Uma boa divulgação pode tornar o seu bar o mais visitado do bairro, a sua barraca de camisetas a mais querida e até seu crepe acabar mais cedo por excesso de público. Mas se o investidor não possui capital suficiente para financiar uma campanha de marketing para atingir seu publico alvo, existem algumas propostas simples e técnicas para o seu pequeno negócio faturar mais. Confira!



ideias de marketing para seu negocio

1 – Use a mente para pensar em seu negócio. Use sua criatividade e pensar em produtos inovadores. Sempre temos boas ideias, mas comumente as ignoramos porque achamos que não vai dar certo ou apenas não queremos levar nossas ideias adiante porque não achamos interessante. Analise tudo o que vem a mente: você pode ter tido uma ideia inovadora e a ignorou.

2 – Use o cérebro de seus funcionários. Escute algumas ideias de produtos de seus funcionários que podem ter boas propostas. Duas mentes sempre pensam melhor que uma, não? Mesmo que seja seu irmão ou alguém que você jamais pensou que diria algo legal, mas pode funcionar.

3 – Use a mente de seus clientes. Analise os produtos que eles estão procurando. Escute o que eles tem a dizer de bacana sobre o que você vende e o que gostariam de encontrar em sua loja ou prestadora de serviços. Esta é a melhor forma de garantir um publico para o seu negócio, já que já há procura, faltando apenas a oferta. Uma boa dica é fazer uma pesquisa em folha, via e-mail online ou deixar uma caixa de sugestão na loja. Podem surgir boas ideias sempre!

4 – Inspire e motive seus trabalhadores para aumentar a sua produtividade. Você sabia que trabalhadores motivados produzem muito mais do que suas metes? Eles sentem vontade de trabalhar. Bons empresários são também bons lideres motivacionais.

5 – Priorize benefícios a longo prazo e controle a qualidade de seus produtos. Baixar a qualidade do produto para lucrar mais não é uma boa jogada de marketing. Os clientes podem demorar a vir, mas logo logo vão perceber que você tem o melhor a oferecer.

6 – Sorria e diga ‘Olá’ para seus clientes. A melhor campanha de marketing é sempre um bom atendimento. Esse pode ser seu diferencial.

7 -Responda às perguntas de seus clientes com as respostas certas. Estude sobre seu setor, ramo ou serviço para estar preparado para duvidas, por mais simples que elas sejam.

8 – Monte uma loja ou escritório acolhedor. As pessoas precisam de conforto para se sentir bem no seu estabelecimento comercial.

9 – Cumprimente seus clientes na data de seu aniversário como se fossem seus amigos íntimos. Mostrar atendimento diferencial é uma forma de cativar o cliente, e lembrar do seu aniversário é uma delas. Até mesmo grandes lojas online enviam um cartão virtual parabenizando os clientes em seu aniversário. E mesmo sendo uma técnica comum, sempre funciona.

10 – Mantenha contato com seus clientes. Tenha um canal de atendimento diferenciado e pronto para resolver problemas ou escutar elogios.

11 – Faça uma página no Facebook sobre o seu negócio ou produto. Hoje em dia não dá para ignorar o poderio das redes sociais e não estar nelas é uma falta grave para o marketing.

12 – Promova seu negócio ou produto em seu mural do Facebook pessoal. Não é errado usar seu perfil de rede social privado para promover um negocio. É uma forma de mostrar a amigos e parentes que você vende algo e até fazer bons contatos e parcerias.

13 – Faça uma conta no Twitter sobre o seu negócio ou produto. Poste mensagens e se torne uma pessoal socialmente ativa na web. A Internet é uma das janelas gratuitas mais fáceis de promover um empreendimento.

14 – Faça um blog e poste regularmente. Um blog é um canal de conhecimento bacana, uma vitrine gratuita para a sua loja e produtos e uma forma de se tornar conhecido.

15 – Publique em seu blog/site notícias interessantes da mídia que tenham relação com seu blog. Exemplo: se você vende frutas e foi publicada uma notícia em que as frutas podem combater o câncer, esta notícia com certeza é relevante para os seus clientes e merece estar na página de sua marca.

16 – Estipule preços para seu grupo de clientes corretamente: preço baixo para a classe inferior e alto para a classe alta. Cobrar caro demais para um empreendimento localizado em um bairro de baixa renda é certeza de fechar as portas em médio ou curto prazo.

17 – Entregue cartões de visita a potenciais clientes. Tenha sempre na mão ao menos 10 cartões. Nunca se sabe quando poderá falar do seu negócio.

18 – Faça parte de clubes e associações em sua cidade. Qualquer meio em que possa ser visto e possa falar dos seus produtos vale a pena.

19 – Junte-se movimentos por uma causa: lutar contra a pobreza, salvar o meio ambiente, dentre outras. Já notou que grandes empresas estão fazendo isso? É uma tática de marketing para associar sua marca há algo relevante socialmente. E funciona!

20 – Distribua amostras de seus produtos. Uma degustação ou amostragem prova a novos clientes a qualidade do seu item.

21 – Reúna bons depoimentos das pessoas e publique em seus perfis sociais, blog e sites. Deixar que as pessoas falem bem do seu empreendimento é uma das táticas de marketing mais positivas e funcionais.

22 – Faça do seu escritório ou loja um ambiente verde, usando produtos reciclados e que não desgastem o meio ambiente. Clientes mais ligados no tema vão curtir.

23 – Faça mais novos amigos, independentemente de serem ou não clientes potenciais ou não. Sua rede de contatos sempre deve ser ampliar. Nunca se sabe quando será útil.

24 – Seja gentil em tudo o que você faz. Preserve sua reputação. A imagem pessoal do empreendedor sempre será associada com o seu negócio.



25 – Ajude as pessoas, mesmo que com pequenas quantias ou doando algum objeto. Essa é uma forma de promover o marketing pessoal também e sempre é bem vista. Hoje em dia, tudo o que fazemos é observado e conta pontos para promover nosso empreendimento.

26 – Ame sua família e seus parente. Peça para eles promoverem seu negócio e produtos. Eles possuem uma rede de contatos que possuem uma rede de contatos também e amplia ainda mais seu poder de divulgação.

27 – Faça fotos de qualidade e interessantes relacionados a seus produtos e negócio e publique-as no Flickr ou em sua página e perfil do Facebook. Imagens falam bastante e são sempre bem vindas na promoção de um negócio.

28 – Crie vídeos interessantes e úteis sobre o seu negócio e publique na rede social Youtube e compartilhe no seu perfil e de sua empresa no Facebook. Vídeos são uma forma interessante de marketing livre e barata. Dá até para investir em um vídeo de baixo orçamento e usar a rede social Youtube como divulgação.

30 – Seja um bom contribuinte e pague seus impostos em dia.

31 – Promova as leis de sua cidade e ande na linha. O que você faz, mesmo que ache que é privado, vai chegar nos ouvidos de seus clientes. Andar nos conformes da lei sempre é mais interessante.

32- Crie promoções, mas não abuse desta forma de chamar clientes. Uma promoção por semana ou promessas de preços baixos todos os dias é abusivo e os clientes desconfiam. Uma grande promoção a cada 60 dias é muito mais efeito que várias baixas de preços toda semana.

33 – Realize seminários gratuitos e treinamentos. Se você sabe alguma coisa e pode compartilhar com seus funcionários e até de outras empresas, por que não?

34 – Crie ou patrocine um concurso. Dar coisas de graça, doadas por um fornecedor ou compradas com seu dinheiro, sempre chamam a atenção e são uma ótima dica para chamar mais clientes. Até mesmo os que jamais entraram na sua loja vão querer ir se o prêmio for bacana, aumentando sua cartela de potenciais clientes.

35 – Reconheça e homenageie outras pessoas e outras empresas para que eles possam também honrar você e sua empresa. Mais pessoas falando de você, mesmo que seja a concorrência, conta pontos para uma imagem positiva.

36 – Seja honesto e cumprir suas promessas. Jamais prometa algo, mesmo que não esteja gravado ou impresso, que não possa cumprir. Se não consegue cumprir, para clientes ou funcionários, não faça. A imagem positiva demora pouco para se tornar negativa e a chance de recuperação de uma fama de “mentiroso” é pequena.

37 – Pague suas dividas no prazo correto, em especial os fornecedores. Isso garante a boa imagem do produto ou empresa e você pode contar com crédito quando as contas não estiverem tão alta. Com fama de mal pagador, dificilmente vai conseguir crédito no mercado em tempos difíceis.

38 – Ofereça entrega grátis. Logicamente primeiro estude se pode fazer isso. Mas entrega grátis costuma cativar clientes das mais diversas idades, pois evita seu deslocamento e pode-se comprar pelo memso preço.

39 – Use nota fiscal, um recibo oficial. Evita problemas com a lei e também garante a credibilidade de sua loja.

40 – Coloque o seu negócio, endereço e contatos em sua assinatura de e-mail pessoal. As pessoas só vão saber que você existe e tem algo para vender se você contar, não é mesmo?

41 – Participe de fóruns on-line e coloque informações de seu negócio ou produto na sua assinatura de mensagem. Esta é uma forma gratuita e funcional de ser visto.

42 – Coloque o seu negócio ou marca em seu carro, laptop, chaveiro ou até mesmo na parte de trás da sua camiseta. A esta prática, chama-se vestir a camisa e funciona muito bem. Bons empreendedores não tem medo de dizer que estão vendendo algo. Se você não tem vergonha de vestir a camiseta, então confia em seu produto.

43 – Tenha produtos em sua loja ou escritório com sua marca. Você paga mais caro para isso, mas é importante lembrar ao cliente ou seus visitantes curiosos que sua marca existe. Pode ser em um copo de café, em copos para água, guardanapos ou papel com marca d´água.

44 – Crie uma logo para seu negocio. Os clientes lembram mais de uma imagem que um nome.

45 – Faça um slogan interessante e comovente.

46 – Ofereça treinamentos para a equipe desenvolver habilidades de marketing. Envolva-os em suas campanhas de marketing.

47 – Treine-se e não pare de aprender marketing. Todos os dias surgem boas ideias de campanhas, como melhorar seu negócio, e parar no tempo nessas informações é tornar seu negocio ou marca defasados. Leia sobre o assunto online ou busque livros de especialistas renomados.

48 – Seja paciente. Não espere que uma boa ideia faça efeito agora, neste momento.

49 – Teste uma tática de marketing por vez. Analise os resultados e, se funcionar, você pode usar uma ou duas mais vezes. Mas não abuse do uso. Tentar várias ideias ao mesmo tempo complica analisar os resultados. Você pode não saber o que funcionou de fato.

50 – Inspire-se nos seus concorrentes. Eles podem ter grandes ideias que também funcionam em seu empreendimento e não ofende o mercado. Ou você pode se inspirar em algo que viu em outro negócio e criar ainda melhor. Não é errado buscar ideias de quem teve boas ideias.

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